Os JOVENS AGRICULTORES com projetos aprovados têm obrigação de frequentar formação profissional identificada no seu projeto, sob pena de devolverem a totalidade dos apoios à instalação (N.º 1 do anexo II da Portaria 31/2015, de 12 de fevereiro).

Existem dois tipos de formação:

1. formação de base obrigatória em agricultura sustentável, com 50 horas, destinada a jovens agricultores com projetos aprovados no PDR2020.

Esta obrigação deve ser concluída até 12 meses após a assinatura do Termo de Aceitação. Terão ainda de frequentar, até 24 meses após a assinatura do Termo de Aceitação, a Formação Complementar de 150h ou Aconselhamento Agrícola;

2. módulos de formação do PRODER, destinados a jovens agricultores com projetos aprovados no PRODER após 01-01-2013, assim como no regime transitório do PDR2020:

o   M1 - Formação Básica de Agricultura, com 48 horas;

o   M2 - Formação Específica para a Orientação Produtiva da Instalação, com 60 horas;

o   M3 - Formação de Gestão da Empresa Agrícola, com 45 horas;

o   M4 - Componente Prática em Contexto Empresarial, com 60 horas.

Esta obrigação deve ser concluída até 24 meses após a assinatura do Termo de Aceitação. Os Jovens Agricultores têm obrigação de frequentar os módulos identificados no seu plano de investimentos, mas podem frequentar todos os módulos.